A Pan-American Highway, em Português Estrada Pan-Americana é uma rede de estradas que se estende de norte a sul no continente americano ao todo são cerca de 48000 km. Excepto num pequeno espaço de 87 km numa zona de Florestas tropicais na fronteira entre a Colômbia e o Panamá.
Em algumas secções, por exemplo, em Máncora, no Peru, a Estrada Pan-Americana funciona como estrada principal da localidade. Já no Canadá e nos Estados Unidos não existe uma designação oficial no sistema rodoviário que identifique a Estrada Pan-Americana como tal.
Quase completa na sua construção, a estrada estende-se desde a cidade de Fairbanks, no estado do Alasca, Estados Unidos, à localidade de Quellón, no Chile, América do Sul.
A Estrada Pan-Americana passa por várias regiões climáticas distintas e diversos tipos de terrenos e de sistemas ecológicos, como desertos, florestas tropicais, montanhas frias, entre outros.
Ao passar por tantos países distintos, logicamente, esta estrada não apresenta uniformidade, muito pelo contrário. Certos segmentos da estrada somente são passáveis durante períodos de seca, já outros segmentos são deveras perigosos em qualquer estação do ano.